O que é Monografia

Uma monografia, às vezes chamada de um tratado acadêmico, é um ensaio ou livro extremamente detalhado que cobre um assunto muito específico ou limitado. Ele é projetado para ficar sozinho na maioria dos casos, embora alguns sejam produzidos com um número finito de volumes. A publicação apresenta novas informações que avançam a carreira e o campo do autor, e geralmente segue um padrão previsível em termos do conteúdo abordado. Normalmente, apenas um autor está envolvido, mas um escritor pode colaborar, se necessário. Revisão, defesa e apresentação geralmente fazem parte do processo de publicação de monografias prontas, e o próprio documento geralmente é breve.

Objetivos
O objetivo principal de uma monografia é apresentar informações e pesquisas acadêmicas sobre um tópico muito específico. Os dados incluídos sempre pretendem educar os outros de alguma forma e, idealmente, também deve promover o campo do autor como base para futuras pesquisas. Isso significa que os indivíduos que escrevem esses documentos sempre precisam ter certeza de que não estão conduzindo pesquisas e escrevendo sobre tópicos abordados anteriormente sem contribuir com algo novo.

Dados os principais tratados acadêmicos, os profissionais normalmente os produzem como um meio de mostrar sua expertise e ganhar credibilidade e, como resultado, avançar para novos cargos mais elevados. Muitos campos exigem a publicação desses textos antes que um autor possa obter um diploma ou um trabalho específico. Em geral, quanto mais um autor publica, mais respeitado ele se torna, embora em alguns casos, um único ensaio ou livro possa ser tão influente que o autor seja sempre conhecido por esse trabalho, independentemente de publicações adicionais.

Conteúdo Chave
As monografias geralmente compartilham os mesmos elementos básicos, independentemente dos tópicos abordados. Eles geralmente identificam um propósito para a pesquisa e a principal questão que o autor estava tentando responder, bem como o que o autor esperava que os resultados de sua pesquisa fossem. Esses documentos descrevem os resultados e discutem as implicações e aplicações que o trabalho tem. O último elemento é fontes e referências.

Embora a maioria dos tratados acadêmicos inclua esses elementos, o autor pode ser solicitado a apresentá-los de uma maneira um pouco diferente, dependendo de seu campo, ou ele pode ter que adicionar ou omitir seções. As pessoas em artes liberais e humanidades geralmente formatam o documento usando o formato Modern Language Association (MLA), por exemplo, enquanto as das ciências sociais, geralmente usam o formato da American Psychological Association (APA).

Autoria
Apenas um autor está por trás de um tratado acadêmico a maior parte do tempo, embora dois acadêmicos possam colaborar se estiverem realizando pesquisas juntos. Nos casos em que mais de uma pessoa escreve o trabalho, o autor cujo nome aparece em primeiro lugar geralmente é considerado o principal autor ou líder da pesquisa. Quanto mais complexo for um estudo de pesquisa, ou quanto mais tempo demorar, mais provável será que o ensaio ou livro seja mais longo e use vários autores. A colaboração empresta conhecimentos e ideias adicionais a um projeto, mas pode tornar a escrita do trabalho mais desafiadora logisticamente e pode resultar em conflitos se os autores discordarem sobre o que está sendo dito.

Comprimento e Tempo de Construção
As monografias curtas são semelhantes aos longos ensaios, embora sejam geralmente mais longos que os artigos porque precisam ser detalhados. Longas publicações são o comprimento dos livros. Um autor pode levar várias semanas ou meses para escrever um curto, mas uma versão longa pode levar um ano ou mais para ser escrita. Quando esses trabalhos mais longos também exigem um extenso período de pesquisa, o comprometimento com o tópico deve ser sólido.

Revisão, Defesa e Apresentação
Praticamente todos os trabalhos acadêmicos passam por um período de revisão de monografias prontas. Os pares do campo do autor examinam o trabalho em busca de problemas como falhas metodológicas e erros estruturais básicos. O autor pode precisar revisar extensivamente com base nos achados da revisão, o que às vezes significa fazer pesquisas adicionais. Ele às vezes terá uma revisão final do artigo na forma de uma defesa, particularmente quando o texto se refere à aquisição de um diploma. O autor apresentará a versão final em conferências ou outros eventos relevantes para o seu campo.

Publicação
Os autores geralmente recebem uma publicação de uma só execução para tratados acadêmicos. Muito raramente, um será de interesse para uma comunidade maior, merecendo uma impressão um pouco maior para atender à demanda. Como as tiragens são muito pequenas, dentro de vários anos de publicação, pode ser difícil obter uma cópia.

Quando uma dessas obras assume a forma de um ensaio, ela é tipicamente publicada em um periódico acadêmico. As universidades ou pequenas prensas geralmente lidam com as versões do livro, mas o aumento dos custos de publicação pode tornar impraticável publicar livros com cópias limitadas e interesses em potencial. Há um debate em andamento sobre o futuro da monografia, embora um número crescente de tecnologias seja visto por muitos estudiosos como uma solução potencial. Publicar um tratado na Internet pode torná-lo mais amplamente disponível, e publicações ectrônicas são frequentemente muito menos caras de produzir do que as impressas. Alguns indivíduos questionam a legitimidade de tais publicações, temendo que possam estar sujeitas a revisão e avaliação menos rigorosas, mas o valor desses canais aumentou nos últimos anos.Distribuição e localização Os monógrafos costumam ir às bibliotecas de pesquisa depois de publicados Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado. Eles também vão para departamentos acadêmicos de universidades e empresas intimamente relacionadas à pesquisa. Um trabalho sobre anatomia, por exemplo, pode ser útil tanto para um departamento de biologia quanto para um hospital. Com o aumento da publicação digital, um número crescente de publicações é disponibilizado on-line – geralmente de graça – para qualquer pessoa interessada.